quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ecoturismo – dicas

Cuidados com a saúde

Viajar para o pantanal ou regiões próximas exige alguns cuidados especiais, principalmente para eliminar riscos de contrair doenças como malária, diarréia infecciosa. Além de se expor a vários tipos de bactérias, parasitas, ou vírus, uma pessoa em viajem costuma ficar mais suscetível, graças a fatores como mudanças alimentares e estresse.
Para minimizar esses fatores, procuramos dar aqui algumas gestões práticas e alertas. Além disso, em quase todas as cidades, estamos relacionando o principal hospital (veja serviços), caso haja necessidade de um atendimento com melhor estrutura e, para casos mais complicados, são as melhores opções.

Precauções

Diversas precauções devem ser tomadas antes mesmo do início da viagem.
As vacinas, por exemplo, só produzem efeito quando são aplicadas com certa antecedência (em alguns casos necessita-se de mais de uma dose).
O mesmo ocorre com medicamentos profiláticos que, para se observar quaisquer efeitos colaterais, devem também ser iniciados bem antes da viajem. Se você tiver um plano de saúde, certifique com antecedência quanto à cobertura ou se há outros hospitais credenciados na região.
O seguro-saúde também costuma ser útil para doenças e transtornos similares.

Água

Uma forma muito comum de contagio é por meio da ingestão de água ou produtos contaminados. Para minimizar os riscos de contrair a indesejável diarréia infecciosa, cólera, ou hepatite, procure lavar as mãos com água e sabão antes do preparo de alimentos e refeições. Prefira ainda bebidas engarrafadas ou enlatadas industrialmente, como refrigerantes, cervejas, r vinhos, mas nunca beba diretamente das latas ou garrafas, sem lavá-las adequadamente. Opte pelos práticos canudinhos ou mesmo copos descartáveis.
Se não tiver água mineral gasosa, engarrafada, que é mais segura, opte por água fervida ou clorada. Existem comprimidos contendo cloro ou mesmo hipoclorito de sódio, ou ainda soluções de iodo a 2% que purificam a água.
Os cafés ou chás, preparados com água fervida, não apresentam riscos, mas evite o leite não-pasteurizado.

Alimentos

Evite também banhar-se em locais que não forem indicados por guias ou moradores da região. Alguns rios rasos podem ter animais como arraias, que possuem ferrões venenosos. Alguns hotéis de pesca estão instalados sobre palafitas, por isso, antes de se hospedar, verifique se este conta com boa infra-estrutura, principalmente água potável e sistema de esgoto.
Outro risco que se deve evitar é manter contato com animais com os quais não se tem qualquer familiaridade. Isto se aplica bem ao Pantanal, com sua peculiar fauna e flora, que, apesar da beleza, podem causar danos às pessoas sensíveis ou alérgicas. Até uma aparentemente inofensiva borboleta ou mesmo alguns sapos podem possuir toxinas que causam envenenamentos graves, chegando até mesmo à morte.
Há casos de guias inconseqüentes que fornece informações sobre doenças que costumam ameaçar turistas.
Fonte: Centro de Informações em Saúde para Viajantes (Cives).

Nenhum comentário:

Postar um comentário