sábado, 9 de outubro de 2010

Flutuação

A flutuação é uma modalidade de mergulho leve, de pequena profundidade, em que a diversão se faz apenas com um snorkel e uma máscara – dependendo do lugar, nadadeiras e lanterna também podem fazer parte dos apetrechos necessários. Exige apenas um rápido treinamento, permitindo que, com o auxílio de um instrutor, até mesmo quem não saiba nadar aprecie a beleza dos peixinhos coloridos no fundo dos rios e mares.

No Brasil, um dos locais mais conhecidos e procurados pelos praticantes da flutuação é a cidade de Bonito, no Estado do Mato Grosso do Sul. Suas águas cristalinas e a rica fauna e flora aquática chamam a atenção de visitantes do mundo inteiro, garantindo à economia local grande movimentação durante todo o ano. As águas de Bonito oferecem excelente visibilidade graças à alta concentração de calcário, que funciona como agente purificador. Em certos pontos, a transparência ultrapassa os 30 m, proporcionando visão de rara beleza, entre peixes coloridos como piraputangas, dourados, pintados e piaus, além da interessante flora que adorna os cenários debaixo d’água. As lojas de filmes fotográficos locais alugam máquinas subaquáticas e vendem câmeras descartáveis.

Outro ponto brasileiro muito apreciado pelos “flutuadores” é o Parque Nacional da Chapada Diamantina, no Estado da Bahia. Distante três horas da cidade de Lençóis – base para a visitação do Parque –, a Gruta da Pratinha guarda raras formações geológicas calcárias no fundo de seu lago interno. Com o auxílio de uma lanterna é possível avistar tartarugas e peixes, comuns tanto dentro da caverna quanto no lago externo. A melhor época para visitação é entre os meses de março e outubro, quando chove menos na região.

Pratique flutuação no Brasil e encante-se com as nossas belezas naturais subaquáticas. Quem vem, vira fã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário